top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarilene Oliveira

Significado de Homeopatia

Homeopatia é um princípios de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao alucinado para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.



Foi fabricada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, fundamentada na Princípio dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C.





De acordo com esta princípio, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para alimentar um pessoa alucinado é preciso adaptar um medicamento que, no momento em que dado em indivíduo sadio, imagina os mesmos sinais apresentados pelo alucinado.

A palavra "homeopatia" possui origem no incompreensível homoispathos, no qual homóis = similar e pathos = paciência, enfermidade.


A homeopatia chegou ao Brasil em 1840 trazida pelos franceses, porém apenas em 1980 foi reconhecida como uma especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e no ano posterior pelo Sugestão Federal de Medicina (CFM). Em 1996 o Sugestão Federal de Medicina Veterinária ​ similarmente reconheceu a homeopatia como especialidade.


Para se reintegrar um homeopata, o profissional profissional em homeopatia, é essencial graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia ou Odontologia.


Remédios Homeopáticos


A preparação dos remédios homeopáticos é feita a partir de substâncias extraídas da classe (minerais, verdura ou animais), das quais há um entendimento prévio da sua virtualidade curativa, mediante a experimentação no homem sadio.





Estes remédios passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, tratando as doenças pela confrontação, ou seja, o que é capaz de realizar a enfermidade similarmente é capaz de curá-la.​


O processamento de diluição usado de agitação é chamado de "dinamização", do incompreensível dynamis, que significa " vigor ", uma vez que por meio de desse processamento é possível estimular na elemento a personalidade de praticar sobre a vigor primordial do corpo visível. ​


Hahnemann, no início das suas experiências, começou diluindo os remédios e verificou que, quanto mais ele os diluía, mais eram minimizadas as reações indesejáveis.


Similarmente percebeu que diluindo adiante as substâncias e agitando-as diversas vezes, conseguia constantemente melhores resultados, chegando dessa maneira às doses mínimas. Dessa forma, a toxicidade das substâncias é atenuada e o seu potencialidade tratamento, crescido.


Homeopatia visa atenção do paciente, não da enfermidade


No dia 21 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Homeopatia, abordada de atenção no qual se avalia o paciente a partir da integralidade.


Ou seja, distinto da medicina clássico que avalia os sinais, diagnostica a enfermidade e prescreve o tratamento, o sistema homeopático vai além e tenta encontra a raiz da enfermidade por meio de uma avaliação de todo imobilidade do corpo do paciente.


Como algumas enfermidades evidencia, por exemplo, uma pleito emocional, a homeopatia vai pedir não apenas recuperar a enfermidade que se instalou no corpo, porém cuidar da saúde emocional que permitiu que essa enfermidade se instalasse.


“O profissional ou autorizado em homeopatia faz uma avaliação considerando vários especificações. Um processamento conhecido por repertorização homeopática. Ele procura um conjunto de vestígios e sinais próprios que são avaliados na homeopatia. Sejam vestígios físicos, de comportamento ou emocionais.


A partir do hora que ele corporação este conjunto de vestígios, ele procura um medicamento afinado. Ou seja, há uma individualização do tratamento ”, detalha o coordenado de Costumes Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, Daniel Estimado.


O paciente que padece de dor de cabeça intensa, por exemplo, toma medicamento, a dor de cabeça vai ainda que, porém pode voltar. A homeopatia vai perquirir quais as motivos, os gatilhos, que dão início as crises de dor de cabeça intensa desse paciente, de maneira que o tratamento diminua a frequência e até bloqueie novas crises.


Acesso SUS


A homeopatia esta presente no SUS a partir de 2006, por meio da Esperteza Nacional de Costumes Integrativas e Complementares do SUS. O acesso é realizado a partir dos serviços de saúde, tanto em unidades básicas de saúde como em serviços especializado, e até mesmo em hospitais.


O utente precisa pedir a sua secretaria de saúde ou o posto de saúde mais próximo para saber como acessar este tipo de atendimento, que varia de acordo com a oferenda que cada município.


Os remédios homeopáticos estão na Relação Nacional de Remédios Fundamentais do SUS (Rename), financiados pelo Ministério da Saúde. Dessa maneira, os municípios e estados similarmente são capazes de proporcionar estes remédios nas unidades de saúde.

“O Ministério da Saúde similarmente desenvolve uma série de esboços de capacitação e formação de trabalhadores nas diversas costumes integrativas no intuito de aumentar a abordada de atenção, as opções terapêuticas que estes profissionais são capazes de presentear ao cuidar dos pacientes. Estamos desenvolvendo alguns esboços em sociedade com algumas associações como a Associação de Médicos Homeopáticos e a Associação de Farmacêuticos Homeopáticos para o progresso de cursos voltados para profissionais do SUS”, destaca Estimado.





Números no SUS


O Ministério da Saúde possui pretensioso aumentar as costumes integrativas e complementares ( no qual se contém a homeopatia) para garantir um atenção integral das indivíduos.


Para se ter uma ideia, apenas em 2016, a Atenção Básica registrou mais de 13,5 mil atendimentos individuais para homeopatia em 340 estabelecimentos de saúde, em 259 municípios. Já nos serviços especializados, o algarismo de atendimentos em homeopatia salta para 202 mil pacientes em 69 serviços.


Dentre a oferenda de remédios, foram registrados 147 homeopáticos industrializados; 25 manipulados de farmácias próprias dos serviços ; e 70 manipulados de farmácias conveniadas.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page