top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarilene Oliveira

Auriculoterapia para tratamento de dor

Efetivamente, a auriculoterapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica (1,2,3).



Pesquisas de reconsideração sistematização e objetivo avaliação (1,2,3) concluem que a auriculoterapia reduz incrivelmente a intensidade da dor aguda ( diferença padronizada de médias (standarized mean difference – SMD) 1,35 [IC 95%: 0,08, 2,64] e dor crônica (SMD 1,84 [IC 95%: 0,60, 3,07]), em até 48hs. Similarmente reduz o utilização de analgésicos perioperatório (SMD 0,54 IC95% 0,30, 0,77)1.





Os pesquisas indicam um bom nível de comprovação, mesmo havendo heterogeneidade significativa entre os pesquisas (1).


Há pesquisas que evidenciam a recomendação da auriculoterapia nos complicações de dor pós-operatória de joelho, ilharga e dentária, dor neuropática, cervicalgia, lombalgia, tratamento paliativos relativos ao câncer, dor aguda em situações de necessidade (1),


dor de cabeça intensa, dor garganta, recuperação de queimadura, cólica biliar(3), cólicas menstruais, dor resultante às hemorroidas, cólica renal(9), dor cafangar de preparação (4), dor de trabalho de invenção (5).


Os pontos auriculares com ação analgésica citados nos pesquisas são: tálamo, ponto zero (1), coração, encantador, shen men, subcórtex(10), rim, analgesia, adrenal e relaxamento muscular (9).


A auriculoterapia possui baixo efeito prejudicial, perigo e esforço (3). Os efeitos adversos comuns transitórios são: dor no pendão auricular, canseira, tontura, entojo e cefaléia(1,2). Não foram identificadas infecções ou mais acidentes adversos graves relacionados à auriculoterapia(1).




Em casos de gestantes, sugere-se o utilização de auriculoterapia partir da 17a semana. Os pontos auriculares de Útero, Ooteca, Endócrino, Genitais, Pontos abdominais e pélvis são contraindicados ao longo a preparação (4,5). Suplemento A estimulação desses pontos ativa zonas de indireto existentes no pendão auricular, ricas em terminações nervosas e vasos sanguíneos (5-10).


Este provocação é emitido pelos nervos espinais e nervos cranianos até o sistema nervoso central (6,7).


De maneira análoga à terapia chinesa com picada de agulhas, o provocação com auriculoterapia pode reforçar a exercício dos neurônios de áreas relacionadas às vias inibitórias descendentes da dor e a exercício do sistema límbico.


Similarmente, pode reforçar a exercício do indireto colinérgico, o qual é um poderoso mecanismo endógeno de controle da incendimento (6,7,8). Os pontos auriculares são capazes de ser estimulados com o óbolo de sementes, esferas de cristal, stiper, laser ou magneto combinado com micropore(10).





Recomenda-se o utilização de sementes orgânicas, uma vez que além de serem mais baratas, há pouco perigo de processos inflamatórios e alérgicos(9). Independente de qual material usar, precisa constantemente aconselhar o paciente a remover, caso sinta bastante incômodo, muita dor ou já-começa intensa na região.


As sementes oferecem baixo perigo de devastação ao paciente, dessa forma não há urgência de terem nível de esterilização cirúrgica.


Além disso, não é comum ocorrer de apodrecer, uma vez que elas não permanecem por bastante tempo na orelha. Não obstante, o profissional precisa estar ligado e realizar as devidas recomendações no hora da aplicação (10).


A oferenda da auriculoterapia no Sistema Único de Saúde é estimulada para aumentar a integralidade da atenção e o acesso às mesmas. Ela pode ser usada sozinha ou associada a mais recursos terapêuticos(3), ofertada no guarida, no atendimento exclusivo ( consulta de enfermagem e consulta médica) ou em grupos(

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page